Destaque
Textos bíblicos manipulados para fazê-lo crer naTrindade

Leia este artigo em PDF

As manipulações feitas por trinitários não tem limites São Adulterações propositais no texto da Bíblia

Traduziram de forma incorreta Êxodo 3:14 “Serei o que Serei” por “EU SOU” a fim de criarem uma ligação fantasiosa com Jesus em João 8:58! (Leia  este artigo onde a Almeida verteu corretamente no passado ( quero dizer, em uma  edição antiga) e veja também   este artigo)

São muitos outros textos inclusive no Apocalipse, mas vou citar apenas alguns.

Almeida Corrigida e Fiel  (Fiel ???? será)

Faltou uma frase de propósito onde abaixo temos três pontinhos! Compare com outras versões mais fiéis. Observe como removeram a frase nem o filho no link que acompanha o texto. 

Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai.  Mateus 24:36

1) Novo Mundo: “Acerca daquele dia e daquela hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, mas unicamente o Pai.”

2) Almeida Corrigida e Fiel: “Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai.”

3) Bíblia Ave Maria: “Quanto àquele dia e àquela hora, ninguém o sabe, nem mesmo os anjos do céu, mas somente o Pai.”

Trinitários alteraram João 14:14

Almeida Revista e Corrigida

Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei. João 14:14 

Versão Católica

Qualquer coisa que me pedirdes em meu nome, vo-lo farei. João 14:14

Nova Almeida Atualizada

Se me pedirem alguma coisa em meu nome, eu o farei.  João 14:14

Para uma consideração a respeito de João 14:14 leia este artigo.



Mateus 28:18 sutilmente vertido “foi me dado todo poder”, sendo que no grego se diz “foi me dada toda autoridade” (Ler artigo)



João 1:3 sutilmente deturpado para dizer “por ele” ao invés de “por intermédio”, dele que é o sentido correto. (Ler artigo)



João 3:13:

1) Bíblia Ave Maria: “Ninguém subiu ao céu senão aquele que desceu do céu, o Filho do Homem que está no céu.”

2) Almeida Revista e Atualizada: “Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu.”

3) Novo Mundo: “Ademais, nenhum homem ascendeu ao céu, senão aquele que desceu do céu, o Filho do homem.”   Leia o artigo   João 3:13 “que está no céu” não fazia parte dos autógrafos

A frase que está no céu está ausente nos mais antigos e melhores manuscritos gregos alexandrinos, os de Categoria I,  a saber:

O Códex Sinaiticus; circa 330-360

Codex Vaticanus datado do ano 300-399

Codex Washingtonianus ou W e outros.



João 1:14 alterado sutilmente para dizer “se fez carne” quando o grego diz “carne tornou-se”. Artigo



1 Timóteo 3:16: “Ele foi manifestado em carne” posteriormente adulterado para “Deus foi manifestado em carne”. (Lei artigo)



1 João 5:7  “ o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um.” Inexistentes nos originais. (Leia artigo)



Habacuque 1:12. Falando sobre Deus o texto diz: “Tu não morres” mudado para “não morramos nós”. (Artigo)



Atos 2:21: “todo aquele que invocar o nome de Jeová será salvo”. Foi manipulado para se ler Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Desde quando senhor é nome? Removeram o Nome de Deus milhares de vezes. (Leia artigo)



Miquéias 5:2 “Cuja origem … dos dias da antiguidade” mudado para se ler “dias da eternidade” (I Artigo   II Artigo)



Hebreus 1:8 e Salmo 45 “Deus é o teu trono” ou “Teu trono Oh Deus!” (Leia este artigo)



Almeida Revista e Atualizada

“Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu.” (Leia este artigo)



“Primogênito de toda a criação” mudado para se ler em algumas versões  “Primogênito sobre toda a criação”? Colossenses 1:15 (Leia este artigo)



Jesus Cristo é “O Senhor” ou “Jesus Cristo é Senhor” em Filipenses 2:11?



Apocalipse 1:10, 11:- ADULTERAÇÃO TRINITÁRIA: “Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta, Que dizia: EU SOU O ALFA E O ÔMEGA, O PRIMEIRO E O ÚLTIMO…” FORMA CORRETA: “Por inspiração, vim a estar no dia do Senhor, e ouvi atrás de mim uma forte voz, semelhante à duma trombeta, dizendo: “O que vês, escreve num rolo…” A frase em destaque acima foi mais uma adulteração descarada feita por trinitários. Não existe no texto padrão para se traduzir o chamado N.T na NA28

Textos Byzantinos posteriores adicionaram as palavras “Eu sou o Alfa e o Omega, o primeiro e o derradeiro”,  na tentativa de identificar Jesus com Jeová mudaram assim o texto bíblico. Outras bíblias também adulteraram esta passagem em apoio à trindade. O Comentário da Bíblia de Clarke diz: ““Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o último, e” – Esta inteira cláusula está ausente no ABC, trinta e um outros mss; algumas edições, o siríaco, copta, etíope, armênio, eslavo, Vulgata, Arethas, Andreas, e Primasius. Griesbach deixou-a fora do texto”. E também o comentário de Jamieson-Fausset-Brown Bible Commentary que diz: “Eu Sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o ultimo e- Os mais antigos manuscritos omitem esta inteira cláusula.”



Colossenses 2:2:

Almeida Revista e Corrigida de 1995: “Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em caridade e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus-Cristo.

Posteriormente na própria João Ferreira de Almeida Corrigida e Fiel o texto foi mudado para “. . . e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus e Pai, e de Cristo”.



1 João 5:20– ADULTERAÇÃO TRINITÁRIA: “por que estamos em Jesus Cristo seu Filho, que é o único Deus verdadeiro; e Ele é a Vida eterna.” ;(Bíblia Viva) FORMA CORRETA: “. . . e nós estamos em união com aquele que é verdadeiro, por meio do seu Filho, Jesus Cristo. Esse [i.e. “aquele que é verdadeiro”] é o verdadeiro Deus e a vida eterna.”



João 1:14, Jesus ( A Palavra) “se fez carne” ALMEIDA ou “se tornou carne” TNM? leia este artigo.

Share this:ImprimirTweetE-mailPocketCompartilhar no TumblrCurtir isso:Curtir Carregando...
Adulterações, Doutrina da Trindade 4 minutos
Destaque
DENÚNCIA: Testemunhas de Jeová e Membros de grupos religiosos proibidos transformados em campos deXinjiang
Na China as Testemunhas de Jeová são mantidas em campos até que renunciem à sua fé e traiam outros crentes. Se mortas, podem ter seus órgãos coletados!

Reformatório onde as Testemunhas de Jeová são forçadas a mudar de pensamento por meio do campo de educação no condado de Yining em Xinjiang.

Acabo de receber informações a respeito da situação do povo de Jeová na China e que aproveito a oportunidade para partilhar com todos aqui. Peço que compartilhe esta notícia. De acordo com o site bitterwinter.org algo terrível está acontecendo agora com as Testemunhas de Jeová na China, exatamente como predito nas profecias a respeito dos cristãos no tempo do fim.

De acordo com um documento emitido em 2018 pelo governo de uma localidade em Xinjiang, membros de três grupos religiosos proibidos A Igreja do Deus Todo-Poderoso (CAG), Falun Gong e as Testemunhas de Jeová devem ser enviados para transformação (uma espécie de reformatório) por meio de campos de educação e mantidos indefinidamente até que sejam “transformados”, ou seja, se tornem ateus. Sua liberação depende se eles implementaram cinco obrigações. Trata-se de uma promessa por escrito de parar de frequentar atividades religiosas; renúncia de todos os materiais religiosos em sua posse; crítica pública à própria fé, prometendo romper com ela; divulgação de informações sobre outros crentes e assuntos de grupo / igreja; e ajudando o governo a transformar outros crentes.

Assim como membros de outros grupos, as Testemunhas de Jeová podem ser vítimas de coleta de órgãos depois de mortas! #

Irei publicar informações a respeito do que acontece na China onde estes grupos são brutalmente reprimidos por seu rápido crescimento e recusa em serem controlados pelo Estado, sendo detidos para transformação por meio de campos de educação. Eles são doutrinados e torturados, junto com uigures e outras minorias muçulmanas.

De acordo com documentos do Governo Chinês, esses crentes religiosos podem ser enviados para a transformação por meio de campos de educação meramente por comparecerem a atividades religiosas, possuir materiais religiosos ou se recusarem a renunciar à sua fé após serem presos.

Foto: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jehovah%27s_Witnesses_outside_the_British_Museum_02.jpg

Testemunho de um detento

Relata-se que existe um campo no norte de Xinjiang onde um informante da CAG denuncia que esteve preso com quase 100 outros membros da Igreja a qual pertence, entre quase 4.000 outros detidos, a maioria dos quais eram uigures. Também havia Huis e Cazaques étnicos, bem como ex-funcionários do governo que foram considerados “duas caras” por simpatizar com os detidos em campos de transformação ou por tentar ajudá-los.

Há situações em que cerca de uma dúzia de pessoas tem que compartilhar uma cela de 30 metros quadrados, equipada com câmeras de vigilância. As pessoas se revezavam para dormir no chão porque não havia beliches suficientes.

Os detidos são designados para a mesma “sala de aula”, onde passam por sete sessões de doutrinação por dia, supervisionados de perto por guardas. Alguns foram escoltados de suas celas com capuzes na cabeça e levados embora após as sessões. A administração do campo os chamou de obstinados. Os detidos em campos são atribuídos a “classes” de acordo com a avaliação de seu nível de fé, para evitar “infecções cruzadas”. Para o PCCh (Partido comunista chinês), as crenças religiosas são o mesmo que doenças infecciosas ou tumores que precisam ser erradicados. “O campo era administrado como uma prisão”.  “Qualquer pessoa que se recusasse a cantar músicas vermelhas não tinha permissão para comer, ou todos os companheiros de cela podiam ser punidos e enviados para a solitária”.

O canto obrigatório de canções revolucionárias é particularmente difícil para as Testemunhas de Jeová, que praticam a chamada neutralidade política e se recusam a cantar hinos nacionais, saudar bandeiras ou servir no exército.

Relata-se que os instrutores do campo muitas vezes ameaçam manter os crentes detidos até que assinem as “quatro declarações” promessas escritas de arrependimento, separação, garantia e crítica renunciando à sua fé. Antes de sua libertação, todos os crentes foram solicitados a assinar um acordo de confidencialidade e foram ameaçados de serem responsabilizados criminalmente se revelassem qualquer informação sobre o campo. A China considera os movimentos religiosos que não estão sob seu controle direto como um perigo para a segurança do Estado que precisa ser transformado por meio da educação apenas para manter sua crença. Como observou Nicholas Bequelin, Diretor do Leste Asiático da Amnistia Internacional, “Os campos de detenção em massa são locais de lavagem cerebral, tortura e punição. Um simples ato de enviar uma mensagem para sua família no exterior pode fazer com que você seja detido destaca o quão ridículas, injustificadas e completamente arbitrárias as ações das autoridades chinesas são.”

Falun Gong organ claim supported

MAPA DA PERSEGUIÇÃO NA CHINA

La Audiencia pide interrogar al ex presidente chino Jiang por genocidioAs informações contidas neste artigo não são declarações oficiais das Testemunhas de Jeová nem são do site JW.ORG. São de responsabilidades do autor deste site/blog e são fiáveis visto que chequei a verificabilidade das informações. Share this:ImprimirTweetE-mailPocketCompartilhar no TumblrCurtir isso:Curtir Carregando...
Notícias, Rei do Norte 4 minutos
Destaque
Com dívida Bilionária Igrejas não querem dar a Cesar o que é deCesar

O Governo brasileiro analisa se concede um perdão bilionário, ao calote irresponsável das igrejas e templos evangélicos. Isso tem deixado indignado as pessoas honestas e que realmente conhecem as palavras de Cristo a respeito do pagamento de impostos.  A proposta, apresentada pela bancada evangélica aqui no Brasil, beneficia instituições religiosas que professam ser cristãs, que hoje devem quase R$ 1 bilhão em dívidas previdenciárias e tributárias, ao anular multas aplicadas pelo não pagamento de contribuições que incidem sobre a remuneração de pastores e líderes.  Embora as igrejas tenham imunidade no pagamento de impostos, não estão isentos de cobrança de outras contribuições, como a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) ou a contribuição previdenciária.

As entidades religiosas precisam recolher taxas como a do INSS de seus funcionários. Alguns templos empregam dezenas de pessoas em funções que vão desde um segurança até um eletricista ou outro profissional, o resultado é uma dívida acumulada. No topo entre os caloteiros está a Igreja Internacional da Graça de Deus, do pastor Romildo Ribeiro Soares.

Abaixo pode ver a lista dos principais caloteiros

Tanto Jesus Cristo como o apóstolo Paulo mostraram ser correto pagar impostos a “César”, ou às “autoridades superiores”. (Mt 22:17-21; Ro 13:1, 7; Jesus, no seu Sermão do Monte, advertiu contra “falsos profetas” e disse: “Pelos seus frutos os reconhecereis. Será que se colhem uvas dos espinhos ou figos dos abrolhos? Do mesmo modo, toda árvore boa produz fruto excelente, mas toda árvore podre produz fruto imprestável; a árvore boa não pode dar fruto imprestável, nem pode a árvore podre produzir fruto excelente. Toda árvore que não produz fruto excelente é cortada e lançada no fogo. Realmente, pois, pelos seus frutos reconhecereis estes homens.” (Mateus 7:15-20)

As Igrejas citadas e que devem ao Governo e ainda pleiteiam não pagar suas dívidas, acabam suscitando a ira de muitas pessoas honestas e pagadoras de impostos. Violam as orientações de Cristo, a quem balbuciam de modo barulhento seguir. Estas igrejas fazem parte da Babilônia que serão dissolvidas por Cristo Jesus.

Instituições religiosas que mais devem à União

Instituição religiosa                                                                          Valor em R$ milhões
Igreja Internacional da Graça de Deus                                                        144,1
Associação Das Famílias Para a Unificação e Paz Mundial                     98,4
Igreja Mundial do Poder de Deus                                                                    86,0
Instituto Espírita Nosso Lar                                                                              35,7
Associação Vitória em Cristo                                                                            35,4
Centro Islam do Brasil                                                                                        32,2
Igreja Cristã Apostólica Renascer em Cristo                                                31,4
Igreja de Ns. do Rosario e S. Benedito                                        25,5
Mosteiro de São Bento da Bahia                                                   13,2
Igreja Evangélica Assembleia de Deus                                        9,8
Obras Sociais da Paróquia de São Paulo                                     9,8
Igreja Batista da Lagoinha                                                               9,5
Congregação das Religiosas Beneditinas da Virgem Maria                  3,9
Primeira Igreja Batista Regular                                                                    3,5
Comunidade Cristã Paz e Vida                                                                       3,0
Associação Beneficente do Evangelho Quadrangular                            3,0
Associação da Igreja Metodista 1ª Região Eclesiástica                          2,9
Ministério Atos                                                                                                   2,8
Assembleia de Deus Vitória em Cristo                                                        2,4
Ordem Terceira Secular de São Francisco                                                 1,8
Fonte: Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional Mais infográficos

O que é Babilônia, a Grande?

A dívida milionária das igrejas evangélicas com a Receita Federal

Leia mais em: https://veja.abril.com.br/brasil/a-divida-milionaria-das-igrejas-evangelicas-com-a-receita-federal/

Muitos Grupos Evangélicos são Caloteiros- Igrejas devem mais de R$ 460 milhões ao governo

Share this:ImprimirTweetE-mailPocketCompartilhar no TumblrCurtir isso:Curtir Carregando...
Frutos da religião falsa 2 minutos
Destaque
Sodoma e Gomorra e as cidades doDistrito

Por QueruvimEm um artigo de setembro de 1979 da revista Biblical Archaeology Review intitulado Foram encontradas Sodoma e Gomorra ? o autor descreve uma região localizada na extremidade da península de Lisan, que se estende para fora do Mar Morto. O local chamado Bab edh Dhra, ( que se lê babedrá) consiste em  antiquíssimas ruínas de uma cidade e um cemitério que contém os restos mortais de cerca de 500.000 pessoas. 

Este foi o resultado das pequisas e estimativas coletadas pelo Dr. P. W Lapp, arqueólogo, que escavou o local entre 1965 e 1967. A referência a poços de betume em Gênesis 14:10 favorece ao conceito de que as cidades do Distrito de Sodoma e Gomorra localizavam-se na região sul do Mar Morto. (Howard 1984)

Escritos muito antigos falam da parte baixa do sul do Mar Morto como tendo grande quantidade de tais depósitos de piche ou betume. (Bilkadi 1984; 1994; Clapp 1936a: 901–902; 1936b: 341–342). A afirmação de que as cidades mencionadas na Bíblia, a saber, Sodoma , Gomorra, Admá, Zeboim e Zoar, eram localizadas no fundo do Mar Morto tem sido cada vez mais abandonada. Nos últimos anos percebe-se uma diminuição do volume de água e arqueólogos e pesquisadores estão cada vez mais cientes de que não havia nada tão grande abaixo das águas do Mar Morto. O Historiador Judeu do 1º século Flavio Josefo comentou a respeito das cidades

O país faz fronteira de Sodoma em cima dele. Na antiguidade era uma terra muito feliz , tanto pelos  frutos que produziam como pelas riquezas de suas cidades, embora esteja agora tudo queimadodevido a  impiedade dos seus habitantes, foi queimada por relâmpago; em consequência do qual ainda existem lembranças do  fogo Divino, e os traços [ou sombras] das cinco cidades ainda estão à vista, bem como as cinzas provenientes de seus frutos  mas se você arrancá-las com as mãos, estas se desfazem em fumaça e cinzas. E assim, o que está relacionado a terra de Sodoma tem essas marcas de credibilidade que a nossa própria visão nos oferece.  Guerras Judaicas Livro IV Capítulo 8.

Na imagem que reproduzo aqui lemos que As cinzas se esfarelam em suas mãos diz arqueólogo,usando as mesmas palavras escritas a 2000 anos por Flávio Josefo. O local foi evidentemente visitado e também tocado por Josefo ou contemporâneos dele.

No período de 1973 a 1979, mais quatro locais foram encontrados pelos arqueólogos Walter Rast e Thomas Schaub que acreditam serem as restantes quatro cidades mencionadas em Gênesis 14: 2. Os cinco locais começam com Bab edh Dhra no norte, e incluem, numa ordem em direção  ao sul, Numeira, Safi, Feifa, e Khanazir.  Todos os cinco sítios estão localizados nas cabeceiras dos pequenos wadis e foram datados como sendo do início da Idade do Bronze, por volta de 3300 A.E.C a 1200 A.E.C. Um dos locais escavados, Safi, é identificado como Zoar, mencionado na Bíblia e citado no Mapa Mosaico de Madaba, encontrado no chão de uma Igreja de Bizâncio do 6º século a aproximadamente 50 milhas de distância. (Veja no 7º  minuto deste vídeo o mosaico) O mapa de Madaba (também conhecido como o mosaico de Madaba) é um mosaico que cobre o chão da igreja bizantina de São Jorge em Madaba (Jordânia). O mapa de Madaba é a representação mais antiga em mapa de Jerusalém e da Terra Santa preservado. Data do século VI dC. O mapa desempenhou um papel importante na resposta à localização topográfica de Ashkelon (no mapa Asqalan). Em 1967, as escavações no bairro judeu de Jerusalém revelaram que a Igreja Nea e Cardo Maximus estavam no local indicado pelo Mapa de Madaba.

Mosaico de 1400 anos encontrado em Madaba aponta para a região ao sul do Mar Morto onde se localizava ZoarOs que fizeram a descoberta desta citação no mosaico não ficaram muito animados ao descobrirem que a cidade de Zoar mencionada na Bíblia era de fato um local real e não um local em algum mundo mítico.

Dois outros cemitérios de tamanho igual ao que está em Bab edh Dhra foram descobertos em Feifa e Safi elevando o total possível de cerca de 1,5 milhões de restos humanos. (FONTE: Biblical Archaeological Review Volume 6 No. 5).

Não eram cidades mitológicas

Cerca de 20.000 tabuinhas de barro foram descobertas entre 1974 e 1975 pelo Arqueólogo Italiano Paolo Matthiae e sua equipe no local arqueológico da antiga Ebla, na Síria. Apareceram numerosos nomes bíblicos nunca antes encontrados em escritos não bíblicos, conforme amplamente noticiado. O Dr. G. Pettinato foi entrevistado pela Arqueologia Bíblica em Revista [em inglês] e foi-lhe perguntado se havia mudado de ideia a respeito de suas interpretações das tabuinhas de barro. Seu sucessor não concordava em relacionar à Bíblia algumas das tabuinhas. “Eu não desmenti nada”, respondeu Pettinato, quando interrogado a respeito dos nomes de Sodoma e Gomorra e acrescentou:

“Os nomes de Sodoma e Gomorra já estão publicados no catálogo. Você pode conferir.”  Hershel Shanks (September–October 1980). BAR Entrevista Giovanni Pettinato. Biblical Archaeology Review
Então, fica um aviso para os céticos, ateus e outros da alta crítica. Há provas científicas de que tais cidades de fato existiram e não são mitologia como afirmam muitos. Arqueologia é ciência. Por isso os mais informados e que continuam com o ceticismo decidiram a muito tempo questionar não a existência de tais cidades, mas os motivos que levaram bolas de enxofre de alta pureza, a impregnarem tais regiões.Antigos Escritores atestaram a existência das cidades do Distrito

Os arqueólogos de Ribla reconheceram  que a cidade de Zoar consta do catálogo. Isaías o profeta judeu que viveu mais de 700 anos antes de Cristo falou na cidade de Zoar em uma de suas profecias. O mesmo o fez Jeremias, indicando que esta continuou existindo séculos depois da intervenção de Jeová na destruição  de Sodoma. (Is 15:5; Jer 48:34) Durante o período helenístico diversos escritores mencionam Zoar como sendo uma cidade real e não parte de um conto mitológico. Flavio Josefo diz que é até hoje chamada de Zoar. (Ant. Jud., XIII, xv, 4; Bell. Jud., IV, viii, 4) Ptolomeu também se referiu a ela. (V, xvi, 4) bem como Eusébio e Jerônimo.  Portanto, somente uma pessoa sem informação ou preconcebida para negar que tais cidades realmente existiram. (fontes adicionais) Um Geógrafo, filósofo e Historiador grego chamado Strabo (64/63 A.E.C – c.  24 E.C) confirmou a existência de Sodoma e Gomorra. Segundo ele Sodoma era a metrópole. Escritos antigos, como o Talmude conta-nos que na antiga Sodoma e Gomorra, duas moças deram pão e mel a um viajante e por isso foram punidas pelos habitantes da cidade. Uma delas foi queimada viva, ao passo que a outra foi pendurada no muro da cidade tendo seu corpo lambuzado em mel, sendo morta por picadas de abelhas. (Talmude 109 a) Se isso realmente aconteceu como afirma a tradição judaica, tal incidente nos lembra das palavras registradas na Bíblia em Gênesis 18:20-21 onde fala-se dos moradores das cidades do Distrito como praticando graves pecados contra Deus. Eram grandes pecadores contra Jeová diz Gênesis 13:13.

Os eruditos Testemunhas de Jeová são cautelosos em admitir a exatidão do local das antigas cidades do distrito. Porém, podemos afirmar com convicção que a área da antiga  Zoar é clara e inequivocamente identificada! Os cemitérios descobertos ali demonstram o que foi outrora uma cidade opulente e bem habitada. Visto que a Bíblia fala das cidades e refere-se a estas em pares, Sodoma e Gomorra, Admá e Zeboim, acredita-se que estivessem próximas umas das outras. Não se pode afirmar com 100% de certeza que a região identificada como Bab Edh Dhra era Sodoma e Numeira era Gomorra ou o contrário. O mesmo acontecendo com Safi e Feifa. Alguns eruditos e arqueólogos analisando a etimologia da palavra Numeira,  conforme chamada assim pelos árabes, associam-na com Gomorra. (Shea 1988: 17) As ruínas de proporções maiores situada ao norte de Numeira tem sido identificada como sendo Sodoma, ou seja, Bab Edh Dhra. Abaixo vista aérea de Bab Edh Dhra e as montanhas ao fundo o possível local para onde Ló e sua família se dirigiram fugindo da baixada de Sidim.

Ao viajar de carro em toda a região em volta do mar morto, pesquisadores observaram que não se encontra de forma alguma estruturas semelhantes as encontradas nas montanhas associadas às cidades do distrito de Sodoma e Gomorra. Elas fazem lembrar construções feitas por mãos humanas que sofreram séculos de deterioração. Hoje os que estudam já sabem a verdade sobre Sodoma e Gomorra, mas poucos se atrevem a falar sobre isso. No vídeo abaixo verá pesquisadores apontando camadas de cinzas e bolas de enxofre nas regiões das antigas cidades do Distrito de Sodoma e Gomorra que também foram devastados por uma chuva de fogo e enxofre.

Observe também que há claramente naquela região, formações que indicam que o local era densamente povoado e repleto de casas sob as montanhas rodeadas de enormes zigurates e outras estruturas feitas por construtores da época. A diferença é que estas foram queimadas por fogo em alta temperatura. A questão aqui não é de fé, mas uma conclusão a partir de fatos geológicos, arqueológicos e históricos.

Paleobotânica confirma a veracidade da Bíblia

É fato indiscutível após peneira feita milhares de vezes na região de Bab edh Dhra (como pode ver no  23:00 minuto deste vídeo) que trigo, cevada, figos, lentilhas e outros grãos cresciam em grande quantidade nesta região. Atualmente um local árido e tão quente quanto o nosso sertão nordestino, outrora era uma região bem regada. Isto está em plena harmonia com o que a Bíblia diz a respeito desta região:

Assim, Ló levantou os olhos e viu que todo o distrito do Jordão, até Zoar, era uma região bem regada (antes de Jeová destruir Sodoma e Gomorra), como o jardim de Jeová, como a terra do Egito. Gênesis 13:10

Não é coincidência que a frase hebraica kullah masqeh (kullah no intensivo denotando bastante ) e masqeh (irrigado) se referisse àquela região. Podemos afirmar tanto do ponto de vista bíblico como científico, que tal qual demonstra a foto ao lado, tirada em Israel em um local bem regado, a região do mar morto onde se localizavam as cidades do distrito de Sodoma e Gomorra, era de fato uma terra paradísica.

Atividade Vulcânica?

Não há evidência alguma de atividade vulcânica na região das 5 cidades ao leste do mar morto em Israel. O enxofre encontrado ali espalhado está impregnado no solo,  tem o formato de bolas de golfe ou menores e uma pureza que chega a 98% de enxofre. Não há registro de tal pureza na natureza e o máximo que se sabe é de enxofre com pureza entre 40-60% . Na região onde o Monte Vesúvio entrou em erupção, na antiga Pompéia no ano 79,  foram encontradas cinzas vulcânicas sobre a cidade. Ao se remover as cinzas, encontrou-se a cidade preservada debaixo de cinza fina e  depósitos piroclásticos. Não foi encontrado bolas de enxofre em Pompéia.

Tradução Enxofre branco encontrado em Gomorra        Ocorrência de enxofre natural de uma região geotermal

O gás proveniente do fluxo piroclástico na erupção de um vulcão  normalmente é expelido numa temperatura entre 100-1500 graus Celsius. Os fluxos piroclásticos normalmente se deslocam rente ao solo, acompanhando as irregularidades do relevo. Não é isto o que se observa na região das 5 cidades do distrito da antiga Sodoma. Segundo a Bíblia Jeová Deus fez chover fogo e enxofre desde os céus. Gên. 19:23-25  Isto explica porque o enxofre é encontrado em forma de bolas e cobrindo vastas áreas da superfície sem terem derretido antes!

Como é possível que somente  nesta região do planeta pode-se encontrar bolas de enxofre com as características mencionadas , justamente nas regiões das cidades do Distrito ?Como pode ser possível que as regiões em volta destas antigas ruínas possuam somente deserto e rochas e a ausência de tais bolas de enxofre?Como pode ser possível que camadas de cinzas semelhantes às encontradas somente  nestas regiões sejam resultado de uma temperatura de 2000-5000 ° C?

Ron Wyatt sentiu-se obrigado a fazer um teste das amostras do enxofre em forma de bolas da região do mar morto no Laboratório Galbraith no Tennessee. Descobriu-se que as amostras são realmente enxofre em uma composição singular ou única em qualidade. O Museu de Minerais da Universidade de Stetson Gillespie na Florida, que possui a maior coleção particular de minerais do mundo pediu uma amostra destas bolas de enxofre.

O geólogo Chefe da Universidade Estadual da Virginia declarou que nunca vira enxofre com tal excelente granularidade. Portanto, existe uma evidência verificável e clara, de que a composição e qualidade do enxofre encontrados ali não é encontrado em nenhum outro lugar a não ser na região de ruínas das cidades do distrito  no meio das cinzas. 

Em uma tentativa infantil de mitificar o relato de Gênesis a respeito de Sodoma e Gomorra, alguns tem afirmado com base em especulações baseadas em escritos da antiga Babilônia, que certo meteoro teria caído na Europa e que este em seu rastro teria gerado uma bola de fogo com temperaturas próximas a 400°C, e devastado aproximadamente uma área de um milhão de quilômetros quadrados.

Não existe rastro de tal acontecimento e o calor necessário para fundir a areia transformando-a em cristais impregnados de enxofre, como os encontrados na região das cidades do distrito, apresenta o resultado de uma processo cuja temperatura foi de 1.000 graus centígrados para cima. A imagem abaixo apresenta o local mais bem preservado pertencente ao local das ruínas de Numeira ou Gomorra. Restos humanos foram encontrados no meio de cinzas e soterrados por pedras. Houve um terremoto seguido de fogo que matou estas pessoas.

A quantidade de carvão, tijolos quebrados ou derrubados está em toda a parte juntamente com cinzas.(Rast 1981: 21) Não há indicação alguma de atividade vulcânicas nas montanhas, nem de que lava piroclástica tenha feito isso. Esta costuma recobrir os corpos e criar uma espécie de manto, preservando o formato dos corpos. Não é o que aconteceu aqui. Para um estudo detalhado das escavações realizadas neste local sugerimos este site A Descoberta das Cidades do Pecado Sodoma e Gomorra. 

As formações geológicas presentes nas regiões de Sodoma e Gomorra demonstram claramente construções humanas que enfrentaram milênios de degradação ambiental. A similaridade com os antigos zigurates são perceptíveis.

Escavações feitas por diversas Instituições Sérias não deixam dúvidas

As expedições realizadas na região das cidades da planície foram supervisionadas durante muitos anos pela Escola Americana de Pesquisa Oriental. Contou com a ajuda de diversas instituições:  A Universidade Valparaiso, a Universidade de Indiana, a St. John´s University, a Universidade Estadual do Kansas, Universidade de Montana, o Museu Semítico de Harvard, a Universidade de Pittsburgh. O Museu Carnegie de Pittsburgh contribuiu com apoio de pessoal e apoio econômico. A Instituição Smithsoniana com a coordenação de Donald Ortner.  Estas foram realizadas em 4 temporadas em Bab edh-Dhra’ (1975, 1977, 1979 e 1981) e Numeira (1977,1979,1981 e 1983) completando a primeira parte da expedição. Uma segunda fase, concentrando pesquisas em Feifeh e Khanazir que começou em 1989. Michael Coogan da Universidade de Harvard  foi o diretor das escavações feitas em  Numeira desde 1979.

Em um resumo a respeito das escavações realizadas especificamente em Bab Ehd Dhra afirma-se:

Uma extensa camada de cinzas grossas associadas com nível de ocupações na Era de Bronze IB,  levanta a possibilidade de um fim violento nas ocupações EB IB fontePor que é improvável que Sodoma se localizava no Nordeste do Mar Morto?

Sob a direção de Steven Collins, excavações feitas a 14 kms do Mar Morto na região Nordeste deste, foi encontrado ruínas considerada por muitos como sendo a localização da antiga Sodoma e Gomorra, na região de Tell El Hammeh. De fato encontrou-se ali potes fundidos com vidro e até mesmo regiões queimadas como que por uma conflagração. E para favorecer a opinião de Steven Collins, escavações realizadas ali apresentaram a existência de prostíbulos e até mesmo um túmulo contendo dois esqueletos do sexo masculino juntos na mesma cova.

Emocionado, o Dr. Collins disse ter dedicado sua vida a encontrar a verdadeira localização de Sodoma e Gomorra. Quando li esta declaração, agi com forte suspeita e decidi fazer uma averiguação mais detida. Para minha surpresa, notei que o Dr. Collins cometeu o mesmo erro de muitos. Apelou para emoção e evidências superficiais se esquecendo do texto da Bíblia na hora de apoiar suas suposições. Segundo Collins planície (kikkar) do jordão se refere a uma localização em forma de circulo que ficaria ao norte do Mar Morto. (Gên. 13:10)

Porém, Gênesis 13: 10-12 não  restringe Sodoma a região da planície (Kikkar) do Jordão. É correto dizer que Ló escolheu o Kikkar do Jordão e viajou para o leste do país. No entanto, Gênesis 13: 11-12 implica a passagem do tempo durante o qual Ló viajou. Quando lemos que  Ló armou sua tenda perto de  Sodoma notamos uma sugestão de separação e distância geográfica do Kikkar do Jordão. Além disso, a palavra kikkar, vertida distrito na Tradução do Novo Mundo não se refere exclusivamente a área do Vale do Jordão ao norte do Mar Morto. Kikkar do Jordão pode se referir a área bem mais ao norte como por exemplo, Sucote (1 Reis 7:46). A palavra kikkar pode ser usada para se referir a outras partes do Vale do Jordão em geral, especialmente quando não acompanhada da denominação do Jordão (Gên. 19:17, 28; 2 Sam. 18:23.).

Em outras palavras, Sodoma poderia ser no kikkar, sem estar no Kikkar do Jordão. Em favor de uma localização ao sul, a Bíblia Sagrada  associa Sodoma geograficamente com o vale de Sidim, que é o Mar Salgado uma área distinta do Kikkar do Jordão (Gên 14: 3, 8, 10). O significado de Sidim está associado a um local salgado.  (LXX salgado) e os poços na região sugerem uma localização mais ao sul para Sodoma. Além disso, a localização de Sodoma e Gomorra no sul se encaixa melhor com o ambiente pós-destruição descrito pelos profetas de Jeová (Deut. 29:23, Isaías 13: 19-20, Jer. 49:18, 50:40; Sof. 2: 9. )

Um outro ponto importante que temos que salientar a partir das Escrituras,  a região de Tell El Hammeh, um local verdejante atualmente, não é compatível com as descrições dos profetas a respeito do destino final das cidades que Jeová destruiu. Ademais, ao lermos Gênesis 19:28 observamos que Abraão olhou para baixo quando viu as cidades do distrito destruídas por Jeová. Isso seria impensável caso esta se localizasse na direção de Moabe proposto pelo Dr. Collins. Temos um problema geográfico básico despercebido pelo Dr. Collins.

É bom deixar claro a todos os que apreciaram este artigo, que há um grande volume de material e muita informação que ainda pode ser considerada ao estudarmos este assunto. A quantidade de sítios escavados e a clareza das imagens indicam que Sodoma e as cidades do Distrito abrigavam milhares de pessoas. Decidi postar este artigo e a medida que os dias vão passando pretendo torná-lo mais objetivo e robusto a fim de apresentar uma visão correta sobre este tema e desmistificar o que realmente sempre esteve ali diante dos olhos de todos. O julgamento de JEOVÁ contra tais cidades são um aviso para nós de algo maior a ocorrer quando Deus eliminar a perversão e a maldade da terra, assim como prometeu. Sugerimos a todos que sempre dê uma passada nesta página que estará sofrendo constantes aprimoramentos e atualizações. E que esta sirva para nos alertar a respeito do fim fatídico que sobreveio aos desafiadores da lei naquele mundo antigo.

Leitura recomendada:

SODOMA na Obra Estudo Perspicaz das Escrituras


PAULO GUSTAVO ACORDOU E INTERAGIU COM O MARIDO ANTES DE PIORA

FONTES: 1- (Arquivos digitalizados da antiga cidade de Ebla, Síria  I  , )

http://www.biblearchaeology.org/post/2008/04/The-Discovery-of-the-Sin-Cities-of-Sodom-and-Gomorrah.aspx

Share this:ImprimirTweetE-mailPocketCompartilhar no TumblrCurtir isso:Curtir Carregando...
Arqueologia e a Bíblia 20 Comentários 14 minutos
Destaque
O uso e significado da palavra Deus (Elohim) nas EscriturasSagradas

Por Queruvim                         (leia este artigo em PDF

Há um assunto que achei necessário postar em vista da desinformação causada por muitos chamados apologistas e teólogos que tem mais confundido do que ajudado na pesquisa da palavra de Deus.

O uso e significado da palavra Deus conforme usada nas Escrituras Sagradas. Gostaria de repetir o que postei na página sobre o MONOTEÍSMO JUDAICO a fim de esclarecer alguns pontos importantes.

Esta matéria explica de modo claro e sem rodeios que ELOHIM não é como dizem muitos , um dos nomes de Deus. Nada disso! Na verdade como verá abaixo ELOHIM (em Hebraico) é equivalente a palavra Deus ou deus, em português. E não se refere apenas ao Ser Supremo. Ou seja, não é especifica mas assume um caráter de um substantivo comum na Bíblia. (Veja detalhe adicional em Definições Léxicas do Hebraico Antigo)

(Obs.: Elohim em hebraico é o equivalente de THEÓS em grego. Tenha em mente que o V.T foi escrito em hebraico e o N.T foi escrito em grego.)Os Judeus acreditavam que existiam vários deuses legítimos

Os Judeus ou Israelitas  foram o povo pactuado de Jeová (IHVH) e como tal reconheciam que o termo “Deus/ deus” não era uma palavra específica para designar o Deus Todo Poderoso. Por exemplo, Moisés foi chamado de “Deus/deus em Exodo 7:1. (Clique para ler em outra janela)

Quem chamou Moisés de Elohim (Deus) ???

Como podemos ver no texto, foi o próprio Jeová Deus que considerou Moisés um deus. Não foi do ponto de vista de  Faraó ou outros, mas o próprio Deus Todo Poderoso o tornou poderoso em ações e palavras, o que fez dele um deus.

Devido a posição e poderes a ele delegados pelo Deus Todo Poderoso, Moisés foi considerado um “Deus/deus”. É bom relembrar que este detalhe de mencionarmos a palavra “Deus” com letras maiúsculas ou minúsculas é irrelevante para a nossa avaliação do ponto de vista filológico visto que em hebraico antigo e grego coiné não se fazia diferenciação entre letras maiúsculas ou minúsculas. Portanto, se Moisés foi chamado de “Deus” em hebraico em Êxodo 7:1 isso implicava que ele possuía poderes ao seu dispor que o colocava em posição elevada em relação a seus contemporâneos.

Deus disse a Moisés neste verso: “Vê, eu te fiz Deus (Elohim: אֱלֹהִים) para Faraó, ao passo que Arão teu irmão te servirá de profeta

A Tradução New American Standard Bible verteu essa passagem da seguinte maneira:

“Vede, eu te faço Deus para Faraó, e teu irmão Arão será teu profeta”

Por receber poder Divino e autoridade de Jeová (IHVH), Moisés foi chamado de “Deus” (hebraico: Elohim).

Muitos teólogos e apologistas modernos negam a existência de outros chamados “deuses”. Observe outro erro grave dos pastores e teólogos neste artigo!

Ou dizem que tais deuses só podem ser deuses falsos uma vez que a Bíblia diz que existe apenas um único Deus Verdadeiro. Contudo, os primitivos judeus usavam a palavra Deus (Hebraico: Elohim ; Grego : THEÓS) para se referirem a  tudo o que possui poder ou exerce poder sobre outros ou alguma criatura com poderes concedidos por Jeová, o Ser Supremo, identificado nas Escrituras pelo tetragrama (YHVH). Os Judeus não viam nisso uma contradição. As passagens que cito aqui neste artigo possuem declarações explícitas, onde certos deuses são considerados deuses legítimos devido ao poder concedido pelo Deus Todo Poderoso.

Jesus ao chamar seu pai de o Único Deus verdadeiro não estava  excluindo totalmente outros de serem considerados deuses legítimos. Temos que tomar cuidado e evitar formar teologia a partir de uma declaração que não seja globalmente bíblica. Ou seja que não seja baseada em Toda a Escritura. Por exemplo, os Fariseus disseram, numa discussão com Cristo, que temos um só pai, Deus (João 8:41). Pouco antes haviam falado que  “Nosso pai é Abraão.”( João 8:39). Significa que declarações exclusivas nem sempre são literalmente assim. Se considerarmos as palavras ao pé da letra chegaremos à conclusão de que Abraão era Deus e que Deus era Abraão, visto que os Fariseus chamaram a ambos de pai. E pior ainda, disseram que não tinham nenhum outro pai a não ser Deus. De modo similar, Jesus ao dizer que seu pai é o Único Deus Verdadeiro não estava dizendo que todos os outros eram deuses falsos e sim enfatizando que seu pai é o Deus Supremo em relação a outros que podem ser assim chamados. De fato observe que 1 Coríntions 8:5,6 afirma que há muitos deuses, daí o texto diz: quer no ceús quer na terra Em harmonia com isso o Salmo 8:5 chama os anjos poderosos de Deuses ao usar a palavra hebraica ELOHIM. (Obs.: muitas versões usam a palavra Deus ou deuses, no hebraico ocorre a palavra ELOHIM , se alguma versão optou por verter anjos ela está parafraseando igual fez a LXX citada por Paulo)

Elohim (deus, deuses) é definido como sendo :

I.Deus, deus, deusesII.governantes, juízes, anjosIII.Pl. intensivo – deus, deusa

https://en.wikipedia.org/wiki/Elohim

Palavra: ELOHIM Segundo a definição do respeitado Brown Driver Briggs Léxico Hebraico Inglês :

a. governantes, juízes, quer como representantes divinos em lugares sagrados ou como refletindo majestade divina e poder. b. divinos, seres humanos  poderosos, incluindo Deus e anjos. c. anjos;

O Salmo 82:1 se refere a Juízes humanos e os chama de deuses. Lemos que o Deus Todo Poderoso

“preside na grande assembléia e julga entre os deuses…”

Salmo 82:6 prossegue na mesma linha…

“Vós sois deuses e todos vós sois filhos do Altíssimo”

Estes e outros inúmeros textos evidenciam que a palavra hebraica “Elohim” “Deus” ou “deuses” é aplicada pelos Judeus primitivos tanto em escritos da Bíblia Sagrada como também em escritos extra bíblicos como se referindo a deidades secundárias sem que isso comprometesse o monoteísmo judaico.

Leia também:

São as Testemunhas de Jeová POLITEÍSTAS ?

A Concordância Analítica de Young da Bíblia, Eerdmans , 1978 Reprint , Dicas e ajuda a Interpretação da Bíblia  explica sobre a palavra Deus:

65 Deus . É  usado referente a  qualquer um ( professadamente ) PODEROSO , sendo verdadeiro ou não , e é aplicada não somente ao verdadeiro Deus , mas aos falsos deuses , magistrados , juízes , anjos , profetas, etc , por exemplo Ex. . 7:1 , 15:11 , 21:6 , 22:08 , 9; Sal 8:5 ; . 45:6 , 82:1 , 6; 97:7 , 9 João 1:1 , 10:33 , 34, 35 ; 20:28 .

A Bíblia trinitária de Estudo NIV Study Bible , Zondervan , 1985 diz-nos :

Na linguagem do AT governantes e juízes, como agentes do Rei celestial ,podem receber o título honorífico de Deus ou ser chamado de filho de Deus . Nota de Sal. 82:1 E , na nota de Salmo. 45:6 , o mesmo estudo da Bíblia nos diz : Neste salmo, que elogia o Rei[ israelita ] , não é impensável que ele seja chamado de deus como um título de honra (cf. Is 9. : 6) .

O Novo Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento , Zondervan , 1986 , diz-nos :

A razão pela qual os juízes são chamados de deuses no  Salmo 82 . É que eles têm o cargo de administração do juízo de Deus como filhos do Altíssimo . No contexto do Salmo. Os homens em questão não conseguiram fazer isso .. .. por outro lado , Jesus cumpriu o papel de um verdadeiro juiz como um deus e filho do Altíssimo . Vol . 3 , p . 187.

O uso da palavra Theós em grego sendo o equivalente de Elohim por parte dos escritores do chamado Novo Testamento reflete o mesmo conceito judaico.

Em João 1:1; 20:28 e hebreus 1:8

Ao lermos o Salmo 8:5 na LXX (Septuaginta, uma versão do V.T traduzida para o Grego) veremos que esta verteu a palavra hebraica ELOHIM (Deus,deuses) por ANGELOS ou anjos.

ἠλάττωσας αὐτὸν βραχύ τι παρ ἀγγέλους δόξῃ καὶ τιμῇ ἐστεφάνωσας αὐτόν (siga o link se desejar!)

Poderá consultar a Concordânica Exaustiva de Strong e ver por si mesmo que a palavra ELOHIM que aparece neste versículo é aplicada a magistrados, anjos, e outros além do Deus Todo Poderoso Jeová. De fato, o nome Jeová identifica o ser Supremo e Aquele que é chamado de O Único Deus Verdadeiro em João 17:3.

É evidente que visto que Jesus usou a expressão Único Deus Verdadeiro não exclui outros de serem chamados de Elohim ou deus. Temos que tomar cuidado com isolar textos bíblicos a fim de formar opinião teológica. Ademais há na bíblia declarações que indicam que exclusões nem sempre devem ser tomadas ao pé da letra.

Como vimos acima na discussão com os  Fariseus registrada em João 8: 39 Jesus ouviu os líderes religiosos dizerem:

“Nosso pai é Abraão.”

Poucos versículos depois ( v.41)  os mesmos Fariseus disseram:

“Não nascemos de fornicação; temos um só Pai, Deus.”

Portanto eles disseram que tinham somente um pai. Isso excluía Abraão de ser chamado de Pai por estes ? Não! De modo similar, Jesus chama seu Pai de O Único Deus Verdadeiro, contudo isso não exclui outros de serem chamados de deuses sem que estes sejam deuses falsos.

Elohim contrastado com o plural numérico em hebraico

Em Gênesis 35:2,4 ; Êxodo 12:12 vemos a ocorrência do plural numérico de Elohim, a saber, Elohê , que significa deuses de. Esta é a palavra hebraica específica para indicar uma pluralidade numérica a ser distinguida de Elohim. Gramática Hebraica de Gesenius pag. 399.

Conceito equivocado perpetuado por doutores e pastores modernos

Hoje em dia homens como Robert Bowman que só sabe publicar livros contra as Testemunhas de Jeová e dedica sua vida a persegui-las em suas palestras, afirma que só existe um Deus e que todos os outros são deuses falsos. Isso não é de forma alguma o que as Escrituras Sagradas revelam e nem mesmo léxicos respeitados como os que citei acima aqui neste artigo. Ocorre que estes religiosos modernos sutilmente e de maneira enganosa enxertam suas ideias e tradições religiosas em seus cultos religiosos. Muitos destes quando eram garotos ouviram pais católicos repetirem a frase Deus é um só. Embora saibamos que tal frase quer dizer que o Verdadeiro Deus é apenas um e que o Ser Supremo é apenas um, na verdade acaba passando outra ideia. A de que não existem outros deuses legítimos e que são assim chamados sem que estes sejam falsos deuses.

Observe o que afirmou Lord Saga um versátil apologista das Testemunhas de Jeová:

 Seria Jesus um “Deus” falso? Visto que na Bíblia só há um Verdadeiro (Isaías 43:10)?

Que pensamento bobo.
Isaías 43:11 diz que apenas Deus é salvador.
Então o os Juízes bíblicos que salvaram o povo de Israel das mãos dos filisteus eram “FALSOS salvadores” ? (Juízes 2:16 ; 3:9,15; 1 Samuel 10:19)

A Bíblia diz que Jesus é o Filho Único de Deus. (Jo 3:16)
Os anjos são “FALSOS filhos” de Deus? (Jó 1:6 ; 38:7)

A Bíblia diz que apenas Deus é Pai. (Mateus 23:9)
Então o pai do Luiz é um “FALSO pai”?

Mateus 23:9 – Além disso, não chameis a ninguém na terra de vosso pai, pois UM SÓ É VOSSO PAI, o Celestial

— Questão dos Superlativos Divinos do Senhor Jeová Deus Pai—

Quando a Bíblia diz que o Pai é o único Deus. (Jo 17:3, 1 Cor 8:5,6)
Não impede que outros sejam chamados de “Deus”, mas significa que ele é Deus em certo sentido ou num patamar superlativo em que Só Ele É.

Também é assim com termos como Pai, Salvador, Bom, Santo, Sábio. Outros também são pais, salvadores, bons, santos ou sábios, mas em sentido diferente do que (somente) Deus é.

Como vimos a pergunta cima revela um equívoco teológico enraizado na mente dos que se deixaram moldar pela tradição religiosa e não por exatidão na adoração de Deus. De fato, a palavra Deus/deus é usada nas escrituras como um substantivo comum.

Observe o que diz a Obra Estudo Perspicaz das Escrituras citando Dicionários respeitados:

O título “Deus” não é nem pessoal, nem distintivo (alguém pode até mesmo fazer de seu ventre um deus; Fil 3:19). Nas Escrituras Hebraicas, a mesma palavra (’Elo·hím) é aplicada a Jeová, o verdadeiro Deus, e também a deuses falsos, tais como Dagom, o deus filisteu (Jz 16:23, 24; 1Sa 5:7) e Nisroque, deus assírio. (2Rs 19:37) Caso um hebreu dissesse a um filisteu ou a um assírio que ele adorava a “Deus [’Elo·hím]” isso obviamente não bastaria para identificar a Pessoa à qual se dirigia sua adoração.

Até mesmo o inimigo da vida eterna é chamado de Deus (grego THEÓS) em 2 Coríntios 4:4 (clique aqui para ler)

Nos artigos sobre Jeová, The Imperial Bible-Dictionary (O Dicionário Bíblico Imperial) ilustra belamente a diferença entre ’Elo·hím (Deus) e Jeová. A respeito do nome Jeová, diz:

É, em toda a parte, um nome próprio, indicando o Deus pessoal, e somente ele; ao passo que Elohim assume mais o caráter de um substantivo comum, indicando, em geral, deveras, o Supremo, mas não necessária ou uniformemente. . . . O hebreu talvez diga o Elohim, o verdadeiro Deus, contrapondo-o a todos os deuses falsos; mas ele jamais diz o Jeová, pois Jeová é unicamente o nome do verdadeiro Deus. Ele diz, vez após vez, meu Deus . . .; mas jamais meu Jeová, pois quando ele diz meu Deus, quer dizer Jeová. Ele fala do Deus de Israel, mas jamais do Jeová de Israel, pois não existe nenhum outro Jeová. Ele fala do Deus vivo, mais jamais do Jeová vivo, pois só pode conceber Jeová como estando vivo.” — Editado por P. Fairbairn, Londres, 1874, Vol. I, p. 856. (O GRIFO É MEU)

 

Fica claro então após tal analise cuidadosa, que a palavra Deus em hebraico ELOHIM e em Grego THEÓS não é o que dizem muitos dos chamados Cristãos ou teólogos em sua maioria. Eles estão distanciando as pessoas do conhecimento exato (epignosis) que Paulo tanto alertou que é necessário para todos nós alcançarmos a salvação de Deus por intermédio de Jesus Cristo. 1 Timóteo 2:4 Col. 1:9 Fil 1:9. As muitas desculpas para se evitar usar o Nome de Deus por removê-lo de suas traduções da palavra de Deus não convence. (clique aqui para ver um dos motivos apresentados por Teólogos e eruditos de renome para não usar o Nome de Deus, muito embora este apareça milhares de vezes nos mais antigos manuscritos da Bíblia.) Espero que ao ler este artigo tenha entendido que o Ser Supremo tem um Nome que o identifica dentre todos os outros deuses. Daví e outros servos de Deus usavam o Nome dele todo tempo não somente na conversa diária, como também ao escreverem a Bíblia sob inspiração divina.Leiam o artigo :

São as Testemunhas de Jeová POLITEÍSTAS ?Elohim por ser plural, indica que Deus é uma trindade de pessoas?Deus definição de acordo com a Obra Estudo Perspicaz das Escrituras

Duas regras – uma falsa e uma verdadeira


NOVA KING JAMES RESTAURA O NOME DIVINO NOVO!

Visite a página principal TRADUÇÃO DO NOVO MUNDO DEFENDIDA!

Possui Deus vários nomes ou apenas um só nome? (Observará que alguns repetem o conceito errado de que Deus tem vários nomes e chegam a dizer que ELOHIM é um dos nomes, sendo que como vimos claramente acima a partir de léxicos respeitados, ELOHIM é como se diz Deus/deus em hebraico e não é nome coisa nenhuma, mas um substantivo de uso comum)Negam as TJ a divindade de Jesus?O que é Divindade? Somente YHWH (Jeová) possui Divindade? O que a Bíblia diz sobre esse assunto?

QUEM VAI PAR O CÉU E PORQUE?

Acesse a BIBLIOTECA DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ ON LINE

QUERO RECEBER UMA VISITA GRATUITA EM MINHA RESIDENCIA A FIM DE ESTUDAR A BÍBLIA UMA VEZ POR SEMANA

DESCUBRA ONDE FICA O LOCAL DE REUNIÃO DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ PERTO DE SUA RESIDÊNCIA!



Vídeos relacionados ao FlyboardVestindo o Flyboard Water jet: Tutorial aquiAprendendo a usar o Flyboard Water


RETORNE A PÁGINA PRINCIPAL DO AUTOR DESTE WEBBLOG



contador de visitas


Lecionamos Inglês também!



ANÚNCIOS ABAIXO SÃO DE INICIATIVA DO WORDPRESS e não são endossados por mim (Queruvim)

Share this:ImprimirTweetE-mailPocketCompartilhar no TumblrCurtir isso:Curtir Carregando...
Doutrina da Trindade, Palavras ou assuntos mal compreendidos 49 Comentários 11 minutos
Muçulmanos lincham mulher acusada falsamente de queimar oAlcorão
Farkhunda Malikzada, uma mulher muçulmana de 27 anos falsamente acusada de queimar um Alcorão, foi morta por uma multidão no centro de Cabul enquanto centenas assistiam e filmavam. Este vídeo contém cenas fortes.

A polícia tentou protegê-la na parte alta, no telhado, mas a multidão cercou o prédio e não houve meios de conter a multidão. 4 dos agressores foram posteriormente condenados a pena de morte. Alguns foram condenados a 16 anos de prisão.

https://www.nytimes.com/video/players/offsite/index.html?videoId=100000004108808



Veja o julgamento dos acusados:

Share this:ImprimirTweetE-mailPocketCompartilhar no TumblrCurtir isso:Curtir Carregando...
Islam 1 minuto