terça-feira, 21 de maio de 2024

Carne de vaca estufada com vinho tinto

Há várias maneiras de estufarmos ou guisarmos carne. Podemos fazer um refogado, em primeiro lugar e, depois adicionar a carne. Podemos alourar, previamente a carne e, acrescentar de seguida os restantes ingredientes. Ou, podem fazer como eu. Juntar todos os ingredientes numa panela e levar ao lume. Simples. Prático e fica mesmo muito bom!

segunda-feira, 20 de maio de 2024

Menu semanal #211

Comida organizada, vida facilitada! Para quem procura ideias, inspiração para organizar e preparar as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um menu.


Ver também menu semanal #210.

sexta-feira, 17 de maio de 2024

Bolo de laranja com azeite e sementes de papoila

Fazer um bolo é um prazer! Hoje em dia, numa ida ao supermercado ou, a uma padaria, temos facilmente bolos à venda, desde os mais sofisticados até aos mais simples. Apesar de toda essa facilidade que os tempos modernos nos oferecem, fazer um bolo, continua a ser uma atividade muito gratificante.

Para além da satisfação pessoal, os bolos que fazemos podem ser também uma forma de darmos destino a alguns ingredientes. Cá em casa, por vezes, decido fazer um bolo para dar destino a fruta madura ou a fruta que tenho em abundância. Por aqui, agora, ando a dar destino às laranjas que trago do quintal.

quinta-feira, 16 de maio de 2024

Sopa de abóbora com feijão verde

A sopa é um alimento que valorizo e que procuro ter, sempre, no meu frigorífico, pronta a usar. De uma maneira geral, todas as semanas faço uma nova sopa.

Podemos fazer sopas com mil e uma combinações. Para mim, a sopa é uma excelente maneira de iniciarmos uma refeição. Sacia, ajuda-nos a ingerir mais líquidos e é uma forma prática de incluirmos mais legumes na nossa alimentação. Por tudo isto, viva a sopa nas nossas refeições!

terça-feira, 14 de maio de 2024

Arroz de favas com rojões

As favas, tal como as ervilhas e os espargos, são sinónimo de Primavera. Apesar de hoje em dia, termos estes alimentos disponíveis praticamente o ano inteiro, a verdade, é que quando os cultivamos, apanhamos e cozinhamos, têm sempre outro sabor.

Se as ervilhas e os espargos, até vou comendo o ano inteiro, as favas já não é bem assim! Desde que me lembro que os meus pais sempre gostaram de semear favas para colhermos entre Abril e Maio. Tenras, sem o olhinho preto. Foi como me habituaram a gostar delas. Quando são tenras, até me esqueço de lhes tirar a unha! Apesar de congelar as favas, gosto de as consumir por esta altura.
Um destes dias, para dar destino a favas que trouxe do quintal, resolvi fazer um arroz. Ficou tão bom! Experimentem.

segunda-feira, 13 de maio de 2024

Menu semanal #210

Para vos ajudar a planear e a preparar as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um menu. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #209.

sexta-feira, 10 de maio de 2024

Bolo de laranja com azeite e amêndoa

Ter uma horta é algo mesmo muito especial e gratificante. Por um lado, colocamos as plantas ou árvores na terra e, depois, é preciso um cuidado constante. Regar. Controlo de pragas. Ervas daninhas. Entre muitas outras coisas, para além de utensílios e equipamentos.

Ter uma horta dá muito trabalho, mas dá, também, muita satisfação. O tempo que passo na horta parece sempre que passa tão rápido! Talvez, por isso, esteja sempre com vontade de ir ver o quintal, se o que plantei já cresceu, se ainda consigo apanhar as últimas favas da estação e as primeiras ervilhas, se os espinafres cresceram, se os tomateiros já estão em flor, se os pepinos já têm frutos! E como estarão as batatas-doces? Meu Deus! Ter uma horta é um amor e preocupação constante.

Quando temos uma horta ou quintal gostamos de usar o que temos, fruto do nosso esforço e cuidado. Este ano, tenho procurado dar destino às laranjas, doces e sumarentas, que tenho trazido.