Portugal de vida e saúde

Web Name: Portugal de vida e saúde

WebSite: http://vida.0685.com

ID:214386

Keywords:

de,Portugal,sa,vida,

Description:

keywords:
description:
Portugal de vida e saúde
Cabo Verde investiga morte de criança que devia ser transferida para Portugal 13 AugDoze truques para vencer as falhas de memória

Texto NM | Fotografia Shutterstock Não é preciso entrar em pânico. Falhas de memória não significam obrigatoriamente Alzheimer, demência ou senilidade. Em muitos casos, deve-se apenas ao cansaço. Há, no entanto, alguns sintomas a que convém estar atento. Se perde o contacto com a realidade (esquece-se do ano em que estamos, do nome do cônjuge ou de um filho, não sabe onde está), se as atividades diárias e o trabalho ficam comprometidos devido ao esquecimento, se anda ansioso e enervado por causa dos lapsos, então procure ajuda médica. De resto, há truques para reavivar a memória. Conheça alguns.

10 AugCabo Verde investiga morte de criança que devia ser transferida para Portugal

O Ministério da Saúde de Cabo Verde anunciou a abertura de um inquérito à morte de uma criança na ilha de São Vicente, após dois meses à espera de ser transferida para Portugal para tratamento médico.

Em conferência de imprensa, o diretor nacional de Saúde cabo-verdiano, Artur Correia, informou que o ministério envidou todos os esforços para apressar o transporte da criança, de 4 anos, no âmbito do sistema de evacuação em vigor, mas não obteve resposta de Portugal sobre a disponibilidade de vagas nos hospitais do país.

O caso está a gerar uma onda de indignação e lamento em Cabo Verde, com destaque para as redes sociais, onde as autoridades sanitárias do país são muito criticadas pela demora na transferência da criança para ser tratada em Portugal.

Em declarações à Rádio de Cabo Verde, o avô da criança, Adilson da Graça, disse que Cabo Verde deve procurar ajuda em outros países, como Espanha, Itália ou França.

E as outras pessoas que estão à espera? O Ministério da Saúde não faz nada?

Portugal nos tem ajudado muito sim, mas devemos procurar outros países também. Ela já morreu, e as outras pessoas que estão à espera? O Ministério da Saúde não faz nada?, questionou, esperando que casos idênticos não tenham o mesmo desfecho fatídico.

O diretor nacional de Saúde avançou que a criança foi examinada pela junta de saúde de Barlavento, no dia 13 de junho, e o respetivo relatório foi submetido à tutela no mesmo dia, que o homologou no dia seguinte.

Desde então, o Ministério da Saúde tem feito esforços redobrados junto das autoridades portuguesas para o aceleramento do processo, afirmou Artur Correia, reconhecendo que o sistema de evacuações em vigor há mais de 20 anos no país precisa ser aperfeiçoado e adaptado, para diminuir a dependência do país em várias especialidades médicas.

O responsável de saúde explicou que o processo começou com urgência, tendo depois passado para máxima urgência, mas que o país está amarrado à disponibilidade de vagas para consultas nos hospitais portugueses, e que só a partir dessa confirmação o doente obtém o visto de viagem.

O Ministério reconhece que esse processo precisa de ser aperfeiçoado, nomeadamente encontrar-se novas alternativas para fazer face a essas situações, referiu, dizendo que umas das alternativas poderá passar por ter protocolos com outros países e acordos paralelos com hospitais privados, em Portugal ou noutros sítios.

Transferidos 200 doentes para tratamentos em Portugal, 60 à espera

O médico disse que as autoridades de Saúde cabo-verdianas já estiveram em Portugal a debater esta questão, tendo conseguido uma abertura para acelerar processos em situações de máxima urgência, mas que o país devia enviar cerca 300 de doentes por ano para tratamentos em Portugal, mas que tem enviado o dobro.

Segundo contabilizou Artur Correia desde janeiro deste ano já foram transferidos 200 doentes para tratamentos em Portugal, dos quais 100 de máxima urgência, e ainda há 60 em lista de espera.

Compreendemos a situação do Governo português e também das dificuldades que o sistema nacional de Saúde de Portugal enfrenta, temos que gerir essa situação de forma a não pôr em causa a nossa cooperação com Portugal, que nos ajuda bastante nessa questão das evacuações, disse.

O sistema está esgotado, precisa de ser renovado, aperfeiçoado

O diretor nacional de Saúde indicou que a mudança no sistema já começou, com a criação de uma coordenação geral das Juntas e das Juntas Conjuntas em Portugal, para melhor gerir a questão, e também da informatização do sistema.

Outro passo será dado na terça-feira com uma reunião com todos os atores envolvidos na questão das evacuações médicas, nomeadamente a Previdência e a Promoção Sociais, os Hospitais e as Juntas de Saúde.

Vamos debater esta problemática e constatar que o sistema está esgotado, precisa de ser renovado, aperfeiçoado, prosseguiu o responsável sanitário, para quem outras intervenções e o novo hospital que está a ser projetado para a cidade da Praia vão aumentar a autonomia do país em várias especialidades que são objeto de transferência.

O mesmo responsável disse compreender o estado emocional dos familiares e amigos, mas garantiu que o ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, fez tudo o que podia para conseguir a transferência da doente o mais célere possível, de acordo com a legislação vigente no país.

09 AugA terapia com ?eletrochoques? está de volta

Texto de Sofia Teixeira O homem tinha um casamento péssimo. Ficou deprimido, a depressão agravou-se, quase deixou de conseguir trabalhar de manhã porque tinha dificuldade em sair de baixo dos cobertores. O tratamento com antidepressivos não estava a funcionar: cambaleava, falava pouco, raramente tomava banho. Finalmente, na primavera de 1973, foi internado num hospital psiquiátrico. Este homem era Sherwin Nuland (1930-2014), cirurgião e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Yale, nos Estados Unidos. Em 2004, subiu ao palco das conferências TED Talk para contar como foi a terapia electroconvulsiva (ECT) que o ajudou a superar esta fase negra […]

07 AugBebé prematuro morre após mãe ser transferida de Faro para Sintra

Um bebé prematuro morreu logo após o parto, no Hospital Amadora-Sintra, para onde a mãe tinha sido transferida por falta de incubadoras disponíveis na maternidade do Hospital de Faro. Ambas as unidades de saúde já ordenaram a abertura de inquéritos ao sucedido, assim como o Ministério Público.

A mulher, de 23 anos, hipertensa, viajou de ambulância mais de 300 quilómetros, entre o Algarve e Lisboa, com acompanhamento médico, mas o feto acabou por não resistir.

Segundo o JN apurou, Tatiana N., de 23 anos, tinha alguns problemas de saúde, pelo que a sua gravidez poderia ser considerada de risco. A mulher terá sido primeiro observada no Hospital de Portimão e encaminhada para Faro, onde deu entrada a 1 de agosto, ficando em observação.

No dia seguinte, terá sido decidido que havia necessidade de provocar o parto à mulher grávida de 32 semanas, mas as dez incubadoras do Hospital de Faro estavam ocupadas, pelo que foi decidida a transferência para o Hospital Amadora Sintra. O parto acabou por acontecer, com recurso a cesariana, mas o bebé nasceu com sinais vitais fracos e acabaria por falecer minutos depois do nascimento.

Fonte do Hospital Amadora-Sintra confirmou ao JN que a grávida foi prontamente assistida e submetida a todos os cuidados de saúde considerados necessários e informada da complexidade da situação clínica pelos profissionais de saúde e envolvida nas decisões tomadas.

A mesma fonte acrescentou que, apesar de todos os esforços, a gravidade da situação clínica determinou o falecimento do recém-nascido.

Espera quatro horas por ambulância

Confrontado com o sucedido, Cristóvão Norte, deputado do PSD pelo Algarve, que tem alertado para as sucessivas falhas do Serviço Nacional de Saúde na região, disse ao JN que a mulher de 23 anos esteve quatro horas à espera de ambulância no Hospital de Faro para ser transportada para Lisboa. Este caso infeliz espelha o fracasso da política de saúde no Algarve, onde a maternidade de Portimão já só existe no papel e a de Faro não tem capacidade para dar resposta às necessidades da população.

Em face do sucedido, o parlamentar social-democrata diz que o ministério da saúde tem que ordenar a abertura de um inquérito e apurar responsabilidades. O Algarve sofre uma hemorragia na saúde, que não é nova mas que se agrava, não estanca, considera Cristóvão Norte, sublinhando que, neste caso, é tudo mau de mais para ser verdade.

Hospitais e Ministério Público abrem inquéritos

Entretanto, o JN confirmou que tanto o Hospital de Faro como o Amadora Sintra já ordenaram a abertura de inquéritos para apurar os contornos da situação. Fonte da unidade algarvia adiantou, no entanto, que administração da mesma não comenta a alegada espera de quatro horas por ambulância, referida por Cristóvão Norte.

Em nota escrita, o Hospital de Faro confirma que a Unidade de Neonatologia encontrava-se com a sua capacidade de internamento lotada, pelo que a grávida foi encaminhada, em condições de segurança e monitorização adequadas, para o Hospital Fernando da Fonseca (HFF), também conhecido por Amadora/Sintra.

Também o HFF referiu ao JN que o Conselho de Administração decidiu abrir um inquérito interno para averiguar os factos relativos a este caso que culminou com a morte do recém-nascido.

Além dos hospitais, também o Ministério Público determinou a abertura de um inquérito às circunstâncias da morte do recém-nascido.

O Ministério Público da comarca de Lisboa Oeste determinou a abertura de inquérito, respondeu à agência Lusa a Procuradoria-geral da República (PGR).

31 JulMatilde vai receber novo medicamento a 27 de agosto

A bebé Matilde, que sofre de uma doença rara, vai receber o medicamento mais caro do Mundo, o Zolgensma, no dia 27 de agosto, confirmaram os pais na página de Facebook.

Numa publicação na página Matilde, uma bebé especial, os pais anunciaram que a menina vai receber o tratamento. Já nos confirmaram a data para tomar o novo medicamento (zolgensma) dia 27 de agosto, pode ler-se.

Os pais dizem ainda que a consulta de pneumologia da Matilde correu bem, mas que a bebé tem de usar a ventilação sempre que vai dormir.

Apesar de estar bem da parte respiratória, dos exames estarem bem e já terem passado 3 das 4/5 semanas que inicialmente nos tinham falado, agora a data é esta Os papás estão de rastos e não conseguem aceitar que tenha que ser tão tarde, mas não vamos baixar os braços, lê-se na publicação.

Dois milhões de euros angariados

Matilde sofre de uma doença rara e precisa do medicamento mais caro do Mundo para sobreviver, que custa cerca de 1,9 milhões de euros e só está disponível nos EUA. Depois de divulgado o caso da bebé, os portugueses juntaram-se numa onda solidária e conseguiram doar o valor necessário para ajudar a pagar o tratamento.

A menina sofre de atrofia muscular espinhal de tipo I e vai agora receber o novo medicamento Zolgensma, que foi aprovado em maio nos EUA.

Matilde nasceu no dia 12 de abril e com um mês e duas semanas foi-lhe diagnosticada atrofia muscular espinhal de tipo I, a forma mais grave da doença. Esta doença é caracterizada pela degeneração e perda de neurónios motores da medula espinhal e do tronco cerebral, resultando em fraqueza muscular e atrofia e levando a insuficiência respiratória, disse a mãe, Carla Martins.

A esperança média de vida destes doentes é de dois anos, mas os pais, Carla, 37 anos, e Miguel Sande, 34, têm esperança de que o medicamento Zolgensma possa salvar e prolongar a vida da filha. A menina tem um irmão, Rodrigo, de ano e meio, e uma irmã, Thaís, de 11 anos. A família reside em Queluz de Baixo, na freguesia de Barcarena, concelho de Oeiras.

23 JulAntónio Costa diz que SNS não pode ser só uma história bonita

O primeiro-ministro, António Costa, assinalou esta segunda-feira que o Serviço Nacional de Saúde não pode ser só uma história bonita, mas merece um futuro muito promissor, que se constrói nas unidades de cuidados primários.

O Serviço Nacional de Saúde, que este ano comemora os 40 anos, não pode ser só uma história bonita, tem de ser, sobretudo, um futuro muito promissor e esse futuro constrói-se aqui, nestas unidades de cuidados de saúde primários, com os seus profissionais, afirmou.

O primeiro-ministro falava na Unidade de Saúde Águas Livres, uma das cinco que inaugurou nos concelhos de Sintra e Amadora, distrito de Lisboa, e onde destacou que as verdadeiras bases do Serviço Nacional de Saúde são mesmo estas unidades de cuidados primários.

E é por isso com muita satisfação que vejo que esta unidade se chama António Arnaut, que tem o nome daquele que foi o pai do nosso Serviço Nacional de Saúde, assinalou.

O governante advogou ser fundamental prosseguir esta reforma dos cuidados de saúde primários, assegurando a todos o acesso a médico de família, assegurando as oportunidades de diversificar a oferta de cuidados de saúde aqui nestas unidades, permitindo colocar aqui também meios complementares de diagnóstico, de forma a que os cuidados de saúde possam estar cada vez mais próximos das pessoas, e as pessoas mais longe das unidades hospitalares.

O chefe de Governo destacou também que os concelhos de Sintra e da Amadora, no conjunto, contêm 500 mil portugueses e são as áreas onde mais se concentram ainda as carências de médicos de família.

Por isso, assinalou António Costa, este é um investimento importante, por um lado por respeito para com os utentes que têm obviamente o direito a exigirem serem acolhidos em instalações de qualidade, que sejam acessíveis, e onde possam ter bons cuidados médicos, bons cuidados de saúde, bons cuidados de enfermagem.

Mas, por outro lado, também de respeito para com os profissionais do Serviço Nacional de Saúde, aqueles que há 40 anos têm permitido ao país obter os ganhos de saúde que têm obtido e que nas condições mais adversas nunca deixaram de prestar os melhores cuidados de saúde a cada uma das portuguesas e a cada um dos portugueses, acrescentou.

O primeiro-ministro sublinhou ainda o reforço da proximidade entre o Estado e as autarquias no que diz respeito aos cuidados das instalações, à sua manutenção, à sua conservação, advogando ser fundamental que o que está novo hoje fique novo sempre.

Também presente na ocasião, a ministra da Saúde explicou que este agrupamento de centros de saúde tem, neste momento, 172.400 utentes, sendo que 122 mil já têm médico de família, mas ainda há 50 mil que não têm.

Marta Temido assinalou que as duas unidades de saúde inauguradas na Amadora Venteira e Águas Livres representam 2.814 metros quadrados renovados, 45.600 utentes servidos, mais 38 gabinetes, 14 médicos, 17 enfermeiros e 10 assistentes técnicos.

A construção destes dois centros de saúde mereceu um investimento de 2.6 milhões de euros.

Apontando que o trabalho neste área nunca acaba, a ministra defendeu a aposta nos cuidados de saúde primários para a melhoria do Serviço Nacional de Saúde.

O Serviço Nacional de Saúde tem um longo caminho para fazer, para se continuar a modernizar e a desenvolver, salientou, comprometendo-se a não desistir.

21 JulÉ este o pequeno-almoço das ?raparigas fit?

Texto NM | Fotografias da Shutterstock AVEIA Numa taça de pequeno-almoço comece por deitar os flocos de aveia, que podem ser simples ou uma granola à base de flocos de aveia integral (pode fazê-la em casa para garantir que não contém açúcares adicionados nem óleos pouco saudáveis). Sendo rica em hidratos de carbono complexos, de absorção lenta, a aveia vai dar-lhe a energia de que precisa para começar o dia e mantê-lo saciado durante horas, evitando petiscos descontrolados a meio da manhã. E os benefícios continuam: ajuda a manter os níveis de açúcar estáveis no sangue e a controlar a […]

19 JulHá quimioterapia para lá do cancro

Texto de Cláudia Pinto Apesar de nunca ter tido um cancro, Lucas Costa já foi submetido a tratamentos de quimioterapia. Com seis anos, na sua curta história de vida conta também com dois transplantes de medula. “O meu filho fez um rastreio genético em pequeno e foi-lhe detetada uma doença rara autoimune”, conta Arlene Silva, a mãe, com 47 anos. A patologia chama-se granulomatosa crónica e não tem dado descanso à família, que vive há mais de ano e meio na Associação Acreditar, do Porto, para que Lucas possa estar perto do hospital onde é tratado, o Instituto Português de […]

12 JulUrgência pediátrica do hospital de Portimão fechada até segunda-feira

Se está de férias na zona do Barlavento algarvio, e tem crianças a seu cargo, então tome especial atenção, porque até segunda-feira a Urgência de Portimão não vai funcionar e qualquer problema obrigará a uma deslocação a Faro, a 60 quilómetros, ou a 80 de Lagos, por exemplo. Agravam-se as carências de médicos numa região, que nesta altura do ano vê a sua população triplicar.

A Urgência Pediátrica do Hospital de Portimão vai estar fechada a partir das 17 horas desta sexta-feira e até à próxima segunda-feira, por falta de especialistas disponíveis, o que tem aliás originado sucessivos encerramentos da maternidade daquela unidade.

O anúncio do encerramento da Urgência Pediátrica do Hospital de Portimão foi feito em comunicado enviado a diversos serviços pela administração do Centro Hospitalar e Universitário do Algarve (CHUA).

No documento a que o JN teve acesso, lê-se que todas as situações que justifiquem internamento devem ser encaminhadas para Faro e que em Portimão, os doentes com indicação de alta clínica devem ter concluído o seu processo até final da manhã.

João Dias, secretário regional do Sindicato Independente dos Médicos (SIM) confirmou ao JN o fecho durante todo este fim de semana da Urgência Pediátrica de Portimão. Já não é só a questão das grávidas. Depois da neonatologia, a falta de pediatras atinge agora a própria urgência, salienta o responsável, classificando a situação como inadmissível.

Enquanto não se tomem medidas estruturais para se fixar médicos, a falta de pediatras e outros especialistas vai acentuar-se, refere o representante do SIM, considerando que as políticas atuais de saúde promovem o abandono das carreiras médicas e o recurso a contratados.

Os resultados no Algarve estão à vista. Esta situação não tem sustentabilidade. Os médicos mais velhos vão saindo e não são obrigados a fazer urgência e os mais novos não têm incentivos para se fixarem e acabam por sair e ir para os privados, justifica João Dias.

Também a estrutura local do PSD já reagiu a este encerramento, num comunicado intitulado Saúde no Algarve não é para crianças, que fizeram chegar às redações.

Esta é uma desproteção dos bebés e das crianças, a qual, como temos sublinhado, se tornou no novo normal, com episódios sucessivos e intermináveis que deixam de rastos a confiança das famílias no SNS e violam o acesso à saúde, consideram os social-democratas

No documento, o PSD Algarve classifica de decisão absurda a não abertura de vagas para estas especialidades no Algarve, num concurso que o Governo concebeu para responder às maiores carências que detetou no país. Na obstetrícia, foram abertas 12 vagas nenhuma para o Algarve. Na pediatria cinco, nenhuma para o Algarve, lê.-se no documento.

A ministra da Saúde, Marta Temido, efetua esta sexta-feira em visita aos dois hospitais do CHUA, tendo estado de manhã em Portimão e estará à tarde em Faro.

O JN está a tentar obter uma reação por parte da Administração Regional de Saúde (ARS) ao encerramento da Urgência Pediátrica no Barlavento, mas até ao momento ainda não foi possível.

06 JulSabe quais são os exercícios adequados à sua idade? A OMS responde

Texto de Catarina Corrêa As vantagens de fazer exercício físico são imensas. Seja para melhorar a saúde física e mental, seja como passatempo, eliminador de doenças como a obesidade e o colesterol, ou até como ferramenta social, o desporto é essencial na nossa vida. Existem inúmeros exercícios e desportos que se podem praticar. Seja a levantar pesos ou a praticar crossfit, tudo pode ser benéfico para a saúde. No entanto, há práticas e períodos de tempo aconselhados especificamente para cada idade. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu parâmetros ideais de atividades de acordo com as faixas etárias. Até aos […]

Older Entries August 2019 M T W T F S S Jul 1234 567891011 12131415161718 19202122232425 262728293031 Recent Posts Doze truques para vencer as falhas de memória Cabo Verde investiga morte de criança que devia ser transferida para Portugal A terapia com ?eletrochoques? está de volta Bebé prematuro morre após mãe ser transferida de Faro para Sintra Matilde vai receber novo medicamento a 27 de agosto António Costa diz que SNS não pode ser só uma história bonita É este o pequeno-almoço das ?raparigas fit? Há quimioterapia para lá do cancro Urgência pediátrica do hospital de Portimão fechada até segunda-feira Sabe quais são os exercícios adequados à sua idade? A OMS responde Recent CommentsArchives August 2019 July 2019 June 2019 May 2019 April 2019 March 2019 February 2019 January 2019 December 2018 November 2018 October 2018 September 2018 August 2018 July 2018 June 2018 May 2018 April 2018 March 2018 February 2018 January 2018 December 2017 November 2017 October 2017 July 2016 June 2016 May 2016 April 2016 March 2016 March 2015 February 2015 January 2015 December 2014 November 2014 October 2014 September 2014 August 2014 July 2014 June 2014 May 2014 April 2014 March 2014 February 2014 January 2014 December 2013 November 2013 October 2013 September 2013 Categories Sáude artigo CasadoençacomidasaúdefamíliaFitnessSpainDanish Meta Log in Entries RSS Comments RSSWordPress.org


Entries (RSS) and Comments (RSS) | Powered by WordPress and Sunset Theme

TAGS:de Portugal sa vida 

<<< Thank you for your visit >>>

Websites to related :
Home - Trump Turnberry, a Luxury

  keywords:members, interactive, website
description:Trump Turnberry, a Luxury Collection Resort

Houses For Sale Lists - Foreclos

  keywords:
forecosure homes, foreclosure listings,foreclosed houses, bank foreclosures,foreclosed homes, forclosures, hud foreclosures,
bank ow

www.rahul.net is under construct

  keywords:
description:
www.rahul.net is under constructionThis is www.rahul.net.Because of our migration into the cloud, this website is under constru

Belfast Luxury Hotel | 4* Luxury

  keywords:
description:Book Your BEST Luxury Hotel in Belfast.

DANIEL TARR - CYBERGURU

  keywords:spirituality, enlightenment, transhuman, avatar
description:A digital cryonics project: mind-uploading simulation and preservation of organiz

Star Bright Pool Care - Services

  keywords:
description:
Services Weekly Pool Cleaning Repairs Filter Clean Clean

staybrightelectric.com-Informati

  keywords:
description:staybrightelectric.com ist die beste Quelle für alle Informationen die Sie suchen. Von allgemeinen Themen bis hin zu speziellen

Home - Swimming Pool Service - S

  keywords:
description:
Skip to content Pool Service in The Sacramento Area!

Upcoming Trade Shows,Internation

  keywords:trade shows, trade fairs, upcoming trade shows, international trade shows, trade exhibitions, B2B trade shows,
trade show directory

LivingLiberally

  keywords:
description:

ads

Hot Websites